TECNOLOGIA A SERVIÇO DO MARKETING

O que é um KPI (Key Performance Indicator) no Marketing?

KPI Key Performance Indicator Indicador Chave de Performance

Índice

O KPI (Key Performance Indicator) pode ser traduzido para “Indicador Chave de Performance”. Esse conceito é importantíssimo em qualquer estratégia de marketing e é fundamental para embasar as suas tomadas de decisão.

O indicador chave é um dado escolhido para representar o sucesso de um projeto. Ou seja, se você precisasse escolher apenas uma informação para acrescentar no relatório, que representasse bem o desempenho de um projeto de marketing, qual você escolheria?

Diferença entre Objetivo e KPI

Um objetivo é um conceito mais amplo e subjetivo. Normalmente, é a primeira informação que temos ao criar um projeto de marketing. Alguns objetivos comuns de marketing são:

  • Aumentar a confiabilidade da empresa
  • Conquistar novos clientes
  • Vender mais
  • Melhorar o desempenho do site
  • Apresentar um novo produto

Pode ser interpretado como “qual problema precisamos resolver?”. É a partir disso que nós, estrategistas, precisamos pensar em soluções e criar campanhas de marketing. Durante a criação dessa campanha, você precisa definir o KPI, para deixar claro como você vai medir se esse objetivo está sendo alcançado.

Diferença entre Métrica e KPI

O KPI é, antes de tudo, uma métrica. Alguns exemplos de métricas comuns no Marketing Digital são:

  • Número de seguidores no Instagram
  • Número de compartilhamentos do post
  • Plays no vídeo do Youtube
  • Visitantes da sua Landing Page
  • Taxa de conversão do checkout
  • Faturamento
  • ROAS
  • Cliques no banner
  • Usuários recorrentes no seu blog

Para escolher seu indicador chave, você deve avaliar todas as métricas disponíveis no projeto e selecionar qual é a principal. Aquela métrica que, se for bem, representa que o projeto como um todo está bem.

Um requisito importante para que um dado seja considerado uma métrica é a capacidade de ser medido. Ou seja, deve ser possível representá-lo através de um número, de forma bem objetiva.

Opiniões, percepções e intuições não são métricas, pois são subjetivas. Portanto, não podem ser um KPI e nem representar o sucesso de um projeto.

“Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia” – William Edwards Deming (1900-1993)

Em resumo, todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica é um KPI.

Diferença entre Meta e KPI

É bem comum que, para criar a Meta de Marketing, se utilize o KPI. Se o KPI é a métrica mais importante do projeto, nada mais justo que criar uma meta que preveja alcançar um resultado no próprio KPI.

Portanto, são conceitos bem complementares. A meta diz onde vocês precisam chegar, usando o KPI como unidade de medida.

Existem várias boas práticas a seres seguidas na hora de criar uma meta. Escrevi um post inteiro sobre isso, sugiro que você o leia também! Alguns exemplos de meta são:

  • Chegar a 10.000 seguidores no Instagram
  • Ter 5.000 visualizações no vídeo do Youtube
  • Captar 1.000 leads para o time comercial
  • Faturar R$500.000
  • Conquistar 3.000 leitores recorrentes no meu blog

Se você olhar bem, cada uma dessas metas já diz qual é o KPI utilizado.

KPI x Métricas Auxiliares

É claro que você não será obrigado a criar um relatório com um número só. O conceito de ter um KPI visa hierarquizar as métricas na hora da tomada de decisão.

Chamamos de métricas auxiliares aquelas que também são utilizadas na hora de analisar a performance de uma ação. Elas não são determinantes, mas podem trazer respostas muito importantes na hora de entender os motivos de um sucesso ou de um fracasso.

Analisar seu KPI e sua Meta trará com clareza se os seus objetivos estão sendo alcançados ou não. Agora, para entender o porquê, você vai precisar aprofundar sua investigação. Esse é o tema de um post futuro, sobre Funil de Marketing, que trarei em breve.

Conclusão

Os conceitos trazidos neste post são fundamentais. Entender o que são métricas, indicadores chave, objetivos e metas vai muito além de um conhecimento teórico. São boas práticas indispensáveis para pensar um marketing com foco no resultado e cada vez menos propenso às variações de humor e opiniões pessoais dos tomadores de decisão.

Se você tem dificuldade de implementar esse tipo de metodologia profissional nas suas estratégias, você pode contar com minha ajuda. Entre em contato e vamos conversar sobre como minha consultoria pode ajudar sua empresa a alavancar os resultados.

UFA!

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