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API de Conversões da Meta: Por que as campanhas não vendem como há 10 anos?

API de Conversões

Índice

Este é um tema bem técnico, diferente da maioria que costumo trazer aqui para o Blog. Mas ele está aqui por um motivo muito importante: afeta diretamente os seus resultados de Tráfego Pago. Quer entender de uma vez por todas o que é a API de Conversões e o que isso muda no seu negócio digital? Vem comigo!

Introdução

Muitos de nós estamos passando por um fenômeno indesejado nos últimos anos: as campanhas de anúncios, principalmente no Facebook e Instagram, já não trazem resultados facilmente, como antigamente.

Quem trabalha com anúncios desde que isso aqui era tudo mato, meados de 2015, deve também ter essa nostalgia de que naquela época era tudo mais fácil. Criava-se um anúncio simples, bastava selecionar alguns Interesses e Comportamentos e, voilà, a coisa geralmente funcionava!

O mundo hoje não é mais o mesmo. Vejo dois principais motivos para isso:

1 – Aumento absurdo na quantidade de anunciantes

Como sabemos, as plataformas de anúncios trabalham em forma de leilão. A consequência de ter muitos anunciantes é óbvia: os lances sobem e vai ficando cada vez mais difícil de você arrematar a atenção do seu público-alvo.

2 – As mudanças nas políticas de privacidade, como a LGPD no Brasil

Esse é um tema que com certeza merece um post à parte. Deixarei aqui o link assim que eu o escrever.

Em resumo, a forma que as plataformas de anúncios capta, armazena e usa os dados dos usuários que navegam no seu site (através dos Pixels) desperta discussões éticas e de privacidade em todo o mundo. A tecnologia que até então era a principal para essa comunicação (os famosos cookies de terceiros), estão caindo em desuso.

A API de Conversões é a solução

Para resolver esse problema, a solução técnica recomendada é o envio desses dados sem utilizar os cookies de terceiros. A Meta chama isso de “API de Conversões“, ou CAPI para os íntimos.

É uma implementação geralmente feita por um profissional de tecnologia, que conectará o envio de dados do seu site diretamente aos servidores da Meta, de forma mais precisa, respeitando a privacidade e dentro das regras da lei.

API de Conversões do Facebook
API de Conversões do Facebook – Imagem: Sproutsocial

O objetivo deste post não é detalhar o funcionamento técnico dessa estrutura, muito menos ensinar o passo a passo dessa implementação. Já tem bastante conteúdo na internet que explica (ou pelo menos tenta explicar) do ponto de vista do TI. Ou melhor, você pode ler o que a própria Meta diz a respeito clicando aqui.

A pergunta que quero responder aqui é: Por que você, como empresário digital ou estrategista de marketing, deveria se importar com esse assunto?

Porque suas campanhas não vendem mais como antigamente

À medida que os usuários do seu site começam a utilizar dispositivos e/ou navegadores que aderem às novas políticas de privacidade, vai ficando cada vez mais difícil da Meta obter dados, e consequentemente inteligência, para suas campanhas.

A implementação básica do Pixel que muitos estão acostumados a fazer sem muito conhecimento técnico já não são mais suficientes para obter dados precisos e confiáveis.

A matéria prima que a Meta precisa para otimizar suas campanhas é a análise dos comportamentos dos usuários. No momento que a plataforma não consegue mais rastrear o seu site com precisão, ou não consegue vincular os acessos do site a determinados usuários da rede social, a inteligência vai para o ralo. Consequentemente, o retorno financeiro das suas campanhas é prejudicado.

Conclusão

Talvez você esteja se perguntando: como vou ter certeza que o problema das minhas campanhas é esse? Após implementar a API de Conversões, começarei a vender mais imediatamente?

É importante esclarecermos isso. A corrente sempre arrebenta no elo mais fraco. Eu não posso afirmar que esse é o elo mais fraco da sua estratégia de marketing. É óbvio que, para ganhar dinheiro na internet, você precisa de uma estratégia que funciona: um produto vendável, um preço competitivo, um diferencial de mercado e transmitir confiança para seu público.

A API de Conversões não é o unguento que resolverá todos os problemas, mas, se você faz marketing de gente grande no seu negócio, pode ter certeza que o elo da tecnologia e da privacidade dos usuários vai arrebentar em breve.

E se você quiser ajuda para entender o impacto desse assunto no seu negócio, conte comigo. Já passei por esse processo várias vezes e posso te orientar de forma profissional. Entre em contato comigo para agendarmos uma conversa sem compromisso. Se sua empresa realmente estiver precisando implementar a API de Conversões ou se adaptar à LGPD de outras maneiras, enviarei um orçamento.

 

UFA!

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