Introdução
Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer uma coisa: O Google Analytics é uma ferramenta, assim como um alicate, um serrote ou uma chave de fenda. O que todas as ferramentas têm em comum é que elas existem para ajudar a resolver um problema.
O problema que o Google Analytics veio para resolver é a necessidade de entender o comportamento dos usuários no seu site. Um erro comum de muitas estratégias de marketing que vi nos projetos que acompanhei é uma enorme vontade de gerar tráfego para o site, mas sem se preocupar com o que acontece após isso.
Existem sites bons e ruins. E mesmo os ótimos sites precisam ser acompanhados, pois podem melhorar.
O que é um site bom?
Posso falar com tranquilidade que, na cabeça da maioria dos empresários que já trabalhei, um site bom é um site bonito. Que tem a logo grande, belas fotos, um visual moderno… Meu objetivo aqui não é diminuir a importância do design, mas tentar trazer o seu pensamento para o que de fato importa no mundo dos negócios: lucratividade.
Para quem trabalha com performance, um site bom é aquele que gera o máximo de passagem para a próxima etapa do funil. Em breve vou escrever um texto sobre Funil de Marketing e deixarei o link aqui.
Em resumo, isso significa executar a próxima ação que está prevista na jornada de compra. Vou usar um exemplo de e-commerce, que é bem ilustrativo para isso:
Após visitar a loja virtual, esperamos que o usuário veja um produto. Após isso, adicionar ao carrinho. Após isso, ir para o checkout, calcular o frete e finalizar a compra.
Um site bom é aquele onde o máximo possível de pessoas que acessaram visualizam um produto. Onde o máximo de pessoas que visualizaram um produto o adicionem ao carrinho. E assim por diante.
E é justamente para isso que serve o Google Analytics. Ele é a principal ferramenta do mercado (e gratuita) para mensurar, e consequentemente entender, o comportamento dos usuários do seu site.
“O que pode ser medido pode ser melhorado” – Peter Drucker (1909 – 2005)
Google Analytics Universal x Google Analytics 4
O Google Analytics já passou por várias versões. O Universal ficou no mercado por muitos anos, e por isso é o mais familiar para quem trabalha com Marketing Digital. Em meados de 2020, com as discussões sobre políticas de privacidade e as novas regulações da web em todo o mundo, o Google criou o GA4, a versão mais recente da ferramenta.
Não foi uma simples atualização. O Google criou a versão do zero, que é completamente diferente da antecessora, principalmente nos seus bastidores. O GA4 está muito mais preparado para zelar pela privacidade dos usuários.
Em julho de 2023 foi a virada de chave. As contas do Google Analytics Universal pararam oficialmente de captar novos dados e ficaram disponíveis apenas para consultas do histórico. De acordo com o Google, essas contas antigas estarão disponíveis até julho de 2024.
Esse processo não foi fácil. As mudanças drásticas na forma de capturar, armazenar e processar dados fez com que não fosse possível migrar as contas anteriores. Todos fomos obrigados a iniciar uma conta nova e reiniciar todas as configurações.
Se você está chegando agora nesse universo, sorte sua! O pior já passou e você pode começar a mensurar seu site diretamente no GA4. A ferramenta está novinha em folha e pronta para ser usada em uma versão que não é mais beta.
Não vou mentir, dizendo que ela já está perfeita. Muitos ajustes ainda estão sendo feitos e frequentemente nos deparamos com mudanças no painel, nos relatórios, nas métricas disponíveis… Mas são mudanças para melhor!
Como implementar o Google Analytics?
Você pode criar sua conta gratuitamente no próprio link da ferramenta. O passo a passo inicial é bem intuitivo.
No final das primeiras configurações, você obterá um código, chamado ID da Métrica, como mostra a imagem abaixo. Eu cobri os números para evitar qualquer confusão, pois você deve usar o seu próprio ID, e não o que aparece no meu exemplo.
Na próxima etapa, clicando no botão “Veja as instruções da tag”, você será orientado sobre como implementar isso no seu site.
Existem inúmeras formas de fazer esse processo e seria impossível eu listar todas aqui.
Em algumas plataformas de e-commerce e construtores de sites mais amigáveis, é comum que haja, nas configurações, um campo onde basta você copiar e colar o ID da Métrica, e o vínculo acontecerá facilmente.
Em outros CMS, como o WordPress e Joomla, pode ser necessário instalar um plugin ou acrescentar como linha de código, como é sugerido nessa imagem:
A forma que considero mais profissional e organizada é que você utilize o Google Tag Manager, uma outra ferramenta (também gratuita) do Google específica para gerir a instalação desse tipo de tags.
Se você não tem muita intimidade com tecnologia e não costuma colocar a mão na massa nos bastidores do seu site, é aconselhável que você procure ajuda profissional nessa etapa. O profissional que desenvolveu seu site talvez consiga ajudar com isso, mas eu também estou presto esse serviço. Para me contratar, entre em contato comigo por essa página.
O que fazer após a implementação do Google Analytics
Uma vez que a ferramenta estiver vinculada ao seu site corretamente, em até 48 horas alguns dados já devem começar a aparecer.
Algumas informações básicas já vêm funcionando por padrão e são relativamente fáceis de serem encontradas e interpretadas. Métricas como Usuários, Visualizações por Página, Usuários por País, Sessões por Origem e Usuários por tipo de Dispositivo já podem trazer vários insights.
Importante: O Google Analytics somente terá dados a partir do momento da sua instalação. Dependendo do fluxo do seu site, pode levar alguns dias ou semanas até haver dados suficientes para fazer alguma análise interessante.
O próximo passo é começar a listar as perguntas sobre o comportamento dos usuários que você espera encontrar respostas com o GA4. Lembra de como começamos este texto? Uma ferramenta, para fazer sentido, precisa de um problema para resolver. Então pense em quais são os problemas do seu negócio. Para quais perguntas você procura respostas?
Configurando os Eventos no GA4
Além das métricas que já são puxadas por padrão em todos os sites, as ações específicas do seu site que você precisa medir precisam ser configuradas. Chamamos isso de Eventos.
Um Evento no GA4 é uma interação do usuário que você está contabilizando. Podem ser cliques em botões, visualizações de conteúdos específicos, plays em um vídeo, scroll na página, cliques em banners, ou praticamente qualquer coisa que é possível fazer em um site.
Não seria possível neste texto dar um curso completo de Google Analytics. Não vou ensinar aqui a configurar cada tipo de evento. A configuração dos eventos passa necessariamente por alterações no código do seu site. Pode ser complicado fazer isso sozinho para alguém que não tem conhecimentos de programação. É necessário também ter algum cuidado para que, ao fazer essas implementações, não se estrague outras funcionalidades ou o design do seu site.
Se você é o empresário estilo MacGyver e gosta de resolver tudo sozinho, no Youtube você encontrará tutoriais de como implementar os eventos padrões, recomendados e personalizados que você precisa.
Para quem gosta de ter um tutorial mais mastigado, mas ainda quer resolver por conta própria, recomendo a Métricas Boss Prime, uma plataforma de cursos muito bacana e focada em Google Analytics.
Por último, se você não tem tempo a perder com isso e precisa que isso seja implementado da forma mais rápida, assertiva e profissional, fale comigo.
Configurando os Relatórios no GA4
Após a configuração de todos os Eventos que você precisa mensurar, chegou a hora de montar seus relatórios.
É assim que você poderá montar visualizações amigáveis dos seus dados, entender as taxas de passagem ao longo dos funis de marketing, ter insights sobre as jornadas de compra, analisar as diferenças de comportamento entre usuários de diferentes origens, analisar a rentabilidade de suas campanhas de mídia paga, entre infinitas outras possibilidades!
São esses relatórios que você consultará no dia a dia para ter respostas rápidas para as dúvidas de marketing que frequentemente surgem na hora de tomar decisões.
Conclusão
Usar o Google Analytics é fundamental para quem precisa otimizar a estratégia de marketing digital. Qualquer empresa que tem um site e não mensura sua usabilidade está deixando dinheiro na mesa, ou melhor, no bolso do seu concorrente.
Não é uma ferramenta tão simples de ser usada e nem tão rápida de ser configurada. Não tem como fugir das implementações técnicas e dos códigos de programação. Isso pode ser um pouco desanimador no começo, mas mantenha o foco no objetivo de Negócio que existe por trás disso.
Após finalizar essas etapas de configurações iniciais e criação dos relatórios, será possível extrair insights valiosíssimos sobre seus clientes. Esses aprendizados podem ir muito além da otimização do site, mas também trazer respostas sobre sua estratégia de marketing como um todo.
Informação é poder! Espero que você consiga colocar isso tudo em prática, ou que pelo menos eu tenha conseguido provocar sobre a importância de fazer um marketing mais baseado em dados.